Vinheta ASSINE O VOX.jpg
Empresários locais indicam ao VOX
seis perfis que não devem ser contratados
Sábado, 05/6/2021, 09h11min - Editoria de DIVERSOS
MAYRA MARTINS - VOX

Alguns perfis profissionais podem gerar problemas para a equipe e para a empresa, de um modo geral. No momento da contratação, mais do que observar a capacidade técnica e a experiência do candidato ao emprego, é preciso avaliar também o seu comportamento. Segundo o que o VOX apurou, isso pode ser feito por meio de dinâmicas em grupo e entrevistas, usando, para tal fim, um processo de recrutamento cuidadoso e atento.

Para fundamentar esse conteúdo, editoria do VOX ouviu seis empresários (preferiu não os identificar) e solicitou deles a indicação de seis profissionais com determinados perfis que podem promover reflexos negativos na empresa, afetando a produtividade e a motivação de todo o grupo.

Neste conteúdo do VOX, separamos para o nosso leitor as principais características de seis perfis profissionais que serão evitados por qualquer empresa. Confira!

A Preguiçoso.jpg

Esse tipo de profissional tem o péssimo hábito de adiar seus afazeres e deixar suas tarefas para a última hora e, em função disso, muitas vezes não consegue cumprir seus prazos. Ele acumula atividades pendentes e não tem compromisso com aquilo que promete. Além disso, sempre que possível esse funcionário chega depois do horário ou deixa o local de trabalho mais cedo.

A Rebelde.jpg

Esse tipo de profissional tem dificuldade em respeitar ordens e se submeter às recomendações de seu superior dentro da hierarquia da organização. Além disso, ele não aceita feedbacks e não consegue perceber as avaliações acerca de seu trabalho como uma forma de se aprimorar e crescer profissionalmente.

A Estressado.jpg

O profissional que não consegue se controlar emocionalmente é capaz de complicar o clima dentro de uma empresa, que fica pesado e acaba por criar uma cultura de desrespeito. O funcionário estressado tende a perder a razão e gritar com colegas ou subordinados, chegando a humilhar os membros da equipe.

Esse perfil profissional aponta para uma pessoa de difícil trato, pois qualquer conversa ou opinião pode servir para explodir os seus nervos.

A Insatisfeito.jpg

Esse tipo de funcionário tem uma queixa bastante específica e está sempre reclamando que não ganha bem. Ele considera que o salário oferecido não é o suficiente para as atividades que executa na empresa. Mais do que não reconhecer que recebe um salário justo, o profissional insatisfeito tende a contagiar os outros membros da equipe. Ele está o tempo todo dizendo que em outras empresas os colaboradores recebem mais.

Esse comportamento pode acabar influenciando até mesmo aqueles que antes estavam satisfeitos com sua remuneração. Além de gerar novas queixas, pode incentivar os colegas a procurar novos empregos.

A Competitivo.jpg

As diversas iniciativas das empresas no mercado atual para estimular e motivar os funcionários, como programas de incentivo, participação nos lucros e premiações por meritocracia, podem acabar desencadeando esse perfil, bastante comum nos dias de hoje. Esse profissional quer tirar vantagem de todas as informações que recebe, se apropriando de ideias de outros e fazendo de tudo para se beneficiar. Por mais que seja saudável incentivar a competitividade dentro da equipe, é importante destacar que a competência tem que vir em primeiro lugar.

A Injustiçado.jpg

Em todo lugar existe aquele tipo de pessoa que reclama do clima, do preço das coisas, dos serviços prestados por qualquer empresa, de tudo. Mas conviver com alguém assim no ambiente de trabalho é extremamente desgastante e desanimador. Geralmente, essa pessoa nunca está satisfeita com sua situação pessoal, o que acaba gerando insatisfação com sua função ou papel dentro da empresa. O profissional reclamão se queixa de tudo: das condições de trabalho, dos colegas, dos superiores e da vida de um modo geral. Em reuniões, esse profissional tende a desestabilizar a equipe e colocar a autoridade do chefe à prova, graças às suas queixas.

BOX Fechamento de matéria.jpg
CAIXA 5 Simpatias.jpg
CAIXA Jéssica Borges.jpg
CAIXA Farol das Letras.jpg
Editora de Promoções do VOX, Mayra Martins, fez, no dia 4 de junho de 2021, o sétimo sorteio entre os assinantes do portal. Ela sorteou vales-abastecimento do Posto Trocipal.
Reynaldo 1.jpg
Rodapé ASSINE.jpg