Vinheta ASSINE O VOX.jpg

Reativação da Estrada Férrea Bahia e Minas
começa a tirar o sono de políticos ligados à Teófilo Otoni

SALA DE REDAÇÃO - VOX

Sexta-feira, 14/5/2021, às 05h51min - Editoria de CIDADES

A notícia veiculada pelo VOX sobre o empenho do prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho, em reativar a Estrada de Ferro Bahia e Minas que liga Caravelas, Bahia, à Araçuaí, Minas Gerais, mexeu com parte da sociedade regional. Sites importantes, como o Minas Repórter, repercutiu a notícia ao longo da semana. Todavia, há dois lados distintos na efetivação desse projeto: um lado bom e um lado ruim. O lado bom é que a reativação da Estrada de Ferro Bahia e Minas (se de fato acontecer) é a resposta a um sonho antigo de muita gente. Todos sabemos o que essa reativação representaria na expectativa desenvolvimentista do Sul da Bahia e do Nordeste de Minas Gerais. O lado ruim é que uma das exigências para que o projeto se efetive passa pela decisão de que a nova ferrovia alcance a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, acenando, assim, com a possibilidade de que Teófilo Otoni fique de fora do projeto. Além do golpe na expectativa regional, uma mudança de tal natureza aniquilaria, de uma vez por todas, os políticos ligados a Teófilo Otoni que, definitivamente, não conseguiriam explicar-se junto ao eleitorado local.

 

VOX aproveita este momento para publicizar documentário  de Athylla Borborema sobre a memória da Estrada de Ferro Bahia e Minas. Imperdível! Assista:

Sub Manchete 1.jpg
Sub Manchete 2.jpg
Sub Manchete 3.jpg
Publicidade REYNALDO NEVES.jpg
WhatsApp Image 2021-03-15 at 10.41.14 (2
WhatsApp Image 2021-03-15 at 10.41.14 (3

Provocadas sobre o assunto, duas autoridades ligadas ao desenvolvimento de Teófilo Otoni conversaram com a Editoria do VOX. A primeira autoridade foi Giovane Cota, um empresário preocupado com as questões locais. O ex-presidente da CDL, embora tenha dito que torce demais para que um dia a reativação da Estrada de Ferro Bahia e Minas se efetive, vê essa manifestação com muita desconfiança. Ouça:

Giovane Cota - Ex-presidente da CDLArtist Name
00:00 / 01:55

Por sua vez, o presidente do Sindicato do Comércio de Teófilo Otoni, Iesser Lauar, foi mais contundente em não vislumbrar qualquer possibilidade para a reativação. O presidente a chamou de "mito, de jogo político". Ele lembrou ainda de um outro projeto ferroviário, fazendo referências a um estudo de que ele teve conhecido que tratava da interligação do Norte de Minas com o Vale do Mucuri. Entenda:

Iesser lauar - Presidente do SindcomérciArtist Name
00:00 / 03:22
BOX Fechamento de matéria.jpg
Publicidade DILUI.jpg